top of page

Sou um ótimo lugar para que você conte Planetas, estrelas, nebulosas – isso é o Universo.  Mas será que é isso mesmo? Não, claro que não. Nos dias de hoje, ao menos, não. 

Assim como na Terra, no Espaço também tem lixo, muito lixo. É o chamado Lixo Espacial.
O  lixo espacial é composto por bens materiais que são desde pedaços de meteoritos, satélites destruídos e destroços de foguete, até luvas de jardinagem e ferramentas “sugadas” da Terra. Alguns gases de produtos como aromatizantes de ambientes podem subir, o que não é muito bom, porque a composição desses gases podem danificar a camada de ozônio.
Alguns astronautas sem muita experiência podem deixar escapar alguma coisa de dentro da nave. Esse material acaba sendo considerado lixo espacial também. Ou seja, o espaço virou um grande depósito.
Às vezes, esse lixo cai na terra, e como a velocidade é muito bruta, ele perfura a camada de ozônio, causando danos, e se aterrissar em cima de alguém, essa pessoa poderá morrer ou sofrer lesões graves pelo impacto do choque.
O último caso foi em 2010, em Goiás, e por sorte não atingiu ninguém. Acredita-se que tenha sido um pedaço da estrutura de um foguete.

O lixo espacial não tem nenhuma importância para o Universo. Também pode ser chamado de detrito espacial  e não é nada tóxico.



CARINA E MARIANA                                                           

Lixo Espacial

O Eclipse acontece quando o Lua fica na frente do Sol . Sendo assim, a Lua tapa os raios do  Sol ficando a terra escura, esse é o Eclipse  Solar .

O Eclipse Lunar acontece quando a Terra fica na frente da Lua e então ela fica completamente escura  e a Terra fica clara.
E é assim que acontece o eclipse. Saindo do assunto descobrimos que o Sol tem três camadas o sol tem um núcleo e uma capa. 



VICTÓRIA E MARIA CLARA

                         Buraco Negro

O Buraco Negro é famoso por ser um aspirador gigante das galaxias. A função dele seria ser um planeta normal como a Terra,Marte e etc,de tanta gravidade que ele tem, suga tudo que tem ao seu redor. O Buraco Negro tem 2,6 milhões de massas solares a mais que o Sol.Já encontrarão alguns Buracos Negros ao redor da Via Láctea . Nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz pode escapar do grande aspirador das galaxias chamado Buraco Negro. Em volta do Buraco Negro tem aproximadamente mais que mil camadas de Gás Helio e por isso tudo que o Buraco Negro suga  vira Gás. Quando dois Buracos Negros se chocam eles viram um Buraco Negro com o dobro de tamanho de massa e de Gás Helio que um Buraco Negro comum. 

Se atirarmos uma pedra para cima ela "sobe" e depois "desce", certo?
Errado!
Se atirarmos um corpo qualquer para cima com uma velocidade "muito" grande, esse corpo "sobe" e se livra do campo gravitacional da Terra, não mais "retornando" ao nosso planeta.
A velocidade mínima para isso acontecer é chamada de velocidade de escape. A velocidade de escape na superfície da Terra é 40.320 Km/h. Na superfície da Lua, onde a gravidade é mais fraca, é 8.568 Km/h, e na superfície gasosa do gigantesco Júpiter é 214.200 Km/h.
A velocidade da luz é aproximadamente 1.080.000.000 Km/h. Um buraco negro é um corpo que produz um campo gravitacional forte o suficiente para ter velocidade de escape superior à velocidade da luz.A massa do Sol (0,2 X 10³¹Kg) é 333 mil vezes a massa da Terra e seu diâmetro (1,4 milhões de quilômetros) é mais de 100 vezes o diâmetro da Terra. Ele se transformaria em um buraco negro caso se contraísse a um diâmetro menor que 6 Km.

         ANDRÉ LUIS, JOÃO CORRÊA E EDUARDO MUNIZ

Eclipse

        Vida Extraterrestre



Os cientistas encontraram um meteorito com micro-organismos, que podem ter vida e que sofrem mutações, mas para serem extraterrestres precisam se multiplicar. São formas de vida invisíveis a olho nu. Encontraram água congelada em outros planetas e acho que foi vida extraterrestre.

​

ISABEL, JULIA MARIE E JOÃO VICTOR

 


Os cometas são formados por um conjunto de gelo, rochas e poeira que giram em torno do sol. Quando chegam perto do sol, expelem gás e poeira, formando uma longa calda luminosa. quando encontra a gravidade de um astro se choca com ele.  



              CAROLINA                   



Cometas

Astro luminoso, é a maior estrela do sistema solar, ele foi criado por gases muito quentes  (nebulosas) e ele brilha muito!!



                     JOÂO VITOR

Astro Luminoso

Meteoros


Todos os anos caem em nosso planeta entre 5 mil a 200 mil fragmentos de meteoritos. Os meteoros também são rochosos e de diferentes tamanhos.



                                                      LUIZA

Existem 2 tipos de satélites natural e o artificial. O satélite natural é a lua, e o artificial e mandado por operadoras como : VIVO, TIM, SONY e outros aparelhos eletrônicos. A lua tinha dois lados o claro e o escuro, e as pessoas acreditavam que havia criaturas monstruosas até que um satélite russo tirou uma foto da lua a revelou a verdade. Hoje todos sabem que a lua não abriga nenhuma forma de vida.Alguns satélites são tão importantes que já tiraram fotos de planetas a 360 graus a 100 abaixo de zero.Se planetas abrigarem forma de vida extraterrestre e possível que dois satélites se choquem e provável que haja uma explosão de meteoros.



                                                                                              MATEUS E CAROLINA



Satélites

bottom of page